... analisar e refletir sobre a configuração do feminino e a representação da mulher, nas pinturas de Pablo Picasso, através de algumas de suas obras.
MULHERES – PABLO PICASSO
Na vida de Picasso, as mulheres e a arte estão inexplicavelmente misturadas, o surgimento de uma nova mulher freqüentemente sinalizava uma mudança de direção artística. Picasso representou as mulheres e o feminino em todas as fases de sua obra e de diferentes maneiras.
Elas, as diversas mulheres que Picasso encontrou durante sua vida, brigavam muito entre si por ele.
> Na pintura moderna, na arte moderna em geral, várias são as representações dadas às mulheres e ao feminino. Podemos dizer que estas obras refletem: a visão do artista sobre o
feminino, sobre a mulher, o momento social e o posicionamento social das mulheres em cada época e a relação estabelecida entre o artista e o feminino.
Dentro das representações da figura humana, Picasso representou especialmente a figura feminina. Influenciado pelos acontecimentos de sua vida pessoal e principalmente por sua vida amorosa, intensa e permeada por diversos romances, Picasso pode retratar a mulher, ou melhor, suas várias mulheres e musas, de diferentes maneiras e de variadas formas.
feminino, sobre a mulher, o momento social e o posicionamento social das mulheres em cada época e a relação estabelecida entre o artista e o feminino.
Dentro das representações da figura humana, Picasso representou especialmente a figura feminina. Influenciado pelos acontecimentos de sua vida pessoal e principalmente por sua vida amorosa, intensa e permeada por diversos romances, Picasso pode retratar a mulher, ou melhor, suas várias mulheres e musas, de diferentes maneiras e de variadas formas.
Picasso, um adorador do corpo feminino e das mulheres, pintou a representação do nu, em uma cena de bordel e nos leva a pensar também na representação do corpo e no silêncio em que vive o corpo feminino. Silêncio que não permite a expressão do prazer, em que o prazer feminino é negado e muitas vezes associado a “coisas de prostitutas”. O corpo feminino é lugar apenas de reprodução e toda sua beleza retratada pelas pinturas é algo que deve ser escondido e silenciado, censurados.
Algumas obras como: O sonho, Mulher nu no fundo vermelho, Mulher em frente ao espelho, Nu em fundo preto entre outras obras, são impregnadas de uma sensualidade vigorosa e ingênua. Esses quadros ostentam de maneira provocadora as zonas erógenas do corpo das mulheres, às vezes subentendidas, os seios são destacados, redondos e protuberantes.
Muitos artistas diziam que Picasso não tratava a mulher como sujeito, mas como objeto, porém sua ligação com elas sempre esteve presente em toda a sua obra. A forma como Picasso retrata a mulher se liga ao momento afetivo de sua vida e a forma como percebe as mulheres.
Quando Picasso pinta Mulher com Tulipa, em 1932, esta ligação da pintura do feminino com sua vida afetiva, fica bastante clara. A sua ligação afetiva recente lhe proporciona um equilíbrio sensível tanto na associação do rosto da mulher amada com flores quanto na alegria das cores.
Ele pintou, durante todo seu percurso, de artista fabuloso, várias figuras da mulher. Todas estas figuras traduzem em uma linguagem de signos recém elaborados a sensibilidade e a emoção de um artista radical e inspirado diante do teatro humano.
Para Picasso, a mulher representava suas relações afetivas, e a sexualidade e o corpo eram representados muitas vezes em figuras desfiguradas e as cenas e situações que ele colocava a mulher, refletiam muitas vezes, a posição social que esta ocupava na época.
(fragmentos sobre mulheres)