"Sobre Mulheres"

Ser mulher é acreditar sempre. É... Seguir em frente quando todos param! Acariciar e dar colo! Dividir-se em muitas sem deixar de ser uma, a mais importante! A mulher acontece, encanta, muda, nasce, floresce, cuida, cria, sente, beija, escuta, vê, brinca, brinca e brinca com a vida... e vive!



História do 8 de Março - Dia Internacional da Mulher

...



Existem algumas versões para a origem do dia 08 de março. A mais aceita é a que relaciona a data à uma greve que teria acontecido em 8 de março de 1857. Nesta greve mais de 100 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York reivindicavam melhores salários e a redução da sua jornada de trabalho, de 16 horas diárias. Houve um incêndio, atribuído aos patrões, e todas as grevistas morreram queimadas. Em sua memória foi criado o Dia Internacional da Mulher Socialista no I Congresso Internacional das Mulheres Socialistas, realizado em 1910 na Dinamarca.

Porém, pesquisadoras como Reneé Côté, Eva Blay e Liliane Kandel atribuem esta versão ao momento histórico em que a data ressurgiu no cenário mundial, sobretudo no ocidente capitalista. Era a década de 60 e o movimento feminista começava a ganhar força.
A data, que a princípio era em homenagem à mulher socialista, virou o Dia Internacional da Mulher. A intenção era dissociar a data do movimento socialista russo, já que a Guerra Fria dominava as relações mundiais.

Assim, este dia tornou-se símbolo da luta das mulheres que buscam melhorar suas condições de vida e transformar a sociedade. Atualmente, o 8 de março é uma data comemorativa bastante abrangente, em que diferentes setores sociais (ONGs, órgãos governamentais, comércio, mídia) promovem eventos de todos os tipos em homenagem às mulheres.

Ideologias e origens à parte, o importante é que o 8 de março simboliza um dia de conscientização e reflexão. Talvez chegue o dia que não seja necessário uma data para comemorar o dia das mulheres e sim que em todo o ano elas sejam reconhecidas, respeitadas e homenageadas!


...